Valores a Receber – Registrato Banco Central – o que é?

Essa ferramenta disponibilizada no site do Banco Central armazena importantes informação financeiras das pessoas, sendo que para acessar a consulta é necessário criar login e senha, ou entrar através do gov.br ou ainda por meio do aplicativo do banco no qual você é correntista.

Através do Registrato é possível consultar empréstimos e financiamentos existentes no seu nome, bem como se existe atrasos de pagamentos dentro de todo o sistema financeiro nacional. Entre os bancos essa consulta faz parte da análise do cliente, conhecida como SCR.

Dentro do Registrato é possível também a consulta da existência de cheque sem fundos, o conhecido CCF;

A existência de contas e relacionamentos nos diversos bancos, conhecido como CCS;

Consulta a dívidas inscritas no Cadin Federal;

Consulta às chaves PIX registradas em nome do cidadão;

E inclusive as informações sobre Operações de Câmbio e Transferências Internacionais.

Então, além das referidas consultas disponíveis, o Banco Central criou o Sistema Valores a Receber, canal em que é possível conferir o “dinheiro esquecido” nos bancos.

Porém, desde o seu lançamento no dia 24 de janeiro, o serviço recebeu um volume altíssimo de acessos, tirando a página do ar.

Mas agora o Banco Central se reorganizou.

Desde o dia 14 de fevereiro as consultas ao Sistema Valores a Receber podem ser realizadas exclusivamente no site valoresareceber.bcb.gov.br.

Assim, não será possível fazer a consulta ao site do Registrato nem no site principal do Banco Central.

Ao fazer a consulta você vai ser informado se tem valores a receber.

Caso tenha, você receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 07 de março.

Porém, é muito importante cuidar com os golpes.

Muita gente mal intencionada vai se aproveitar para se passar por funcionário do Banco Central enviando links, mensagens no e-mail, SMS e até fazendo ligações telefônicas.

Fonte: Maximiliano Bromirsky OAB/RS 118.825

Compartilhar:

Deixe um comentário